Bagagem
Sempre a menor possível.
Para viagem nacional
- Leve roupas adequadas a estação.
Para viagem internacional
- No exterior as pessoas se vestem de maneira simples. Você não precisa usar cada dia uma roupa. Leve roupas informais, mas caso haja algum imprevisto tenha sempre uma peça de gala.
- Nos EUA e Europa a estação é contrária à do Brasil. Na bagagem de mão leve sempre uma peça de roupa, caso sua bagagem seja extraviada você estará prevenido.
- Se você precisar declarar algum equipamento eletrônico, na saída do Brasil dirija-se à Receita Federal do aeroporto, levando o aparelho.
- Identifique a sua bagagem com nome, endereço e telefone , ponha as etiquetas em lugares visíveis e também uma dentro da mala.
Horário de Embarque
- Esteja com todos os documentos em mãos ou na bagagem de mão ( Passaporte, RG, Passagem ou Voucher ).
- Em longas viagens é recomendável o uso de roupas e sapatos confortáveis
- Não comer em excesso e, beba muito líquido.
- Preocupe-se com suas bolsas, carteiras, pacotes e malas. Não peça e não aceite que outras pessoas transportem suas malas.
- Chegue com 3 horas de antecedência nos vôos internacionais e 2 horas para vôos nacionais.
- Nos vôos charter, o comparecimento é solicitado com 2 horas de antecedência.
Dinheiro
- Não é aconselhável que você ande com todo seu dinheiro no bolso. Procure guardá-lo em cofres no hotel.
- Em viagem ao exterior, procure levar Traveller’s checks, todos os bancos tem departamento de câmbio e farão a conversão na hora, os cartões de crédito internacionais são bem aceitos. O dólar é aceito internacionalmente.
Remédios
- Para quem tem problemas crônicos, leve os remédios na viagem. Mas se for ao exterior, fazer um seguro saúde é a melhor opção.
Chegando na Cidade
No Hotel :

- Confira a limpeza do quarto, se necessário, exija um quarto limpo, você pagou, você tem direito.
- Cuidado com os aparelhos eletrônicos, saiba primeiramente qual é a voltagem do lugar.
- No primeiro passeio, antes de sair, peça um cartão do hotel. Se você se perder, mostre o cartão e tudo estará resolvido.
Na hora de comer :
- Comece com pratos leves e vá se habituando aos poucos.
Gorgetas
- Variam conforme a cultura do país que você estiver visitando.
- Alguns valores de gorjetas: 1 dólar por mala para o carregador; 10 a 15% no táxi, nos bares e restaurantes; 1 a 2 dólares para camareiras e room – service nos hotéis.
Limite de Compras
- Poderão ser trazidos do exterior até US$ 500,00 em compras. No "Free Shop" você pode adquirir mais US$ 500,00 de diversos produtos. Bebidas alcoólicas podem ser trazidas dos Free Shop-máx12 unidades.
Documentos
Para que sua viagem não tenha nenhum problema, antes de embarque é necessário ter toda documentação em dia. Por isso aqui estão algumas informações:
Viagem Nacional :
- Adultos: RG original ( em bom estado )
- Menores de 12 anos: precisam de autorização judicial para viajar desacompanhados. A autorização é dispensada quando ele viajar acompanhado por:
* Qualquer dos pais;
* Pessoa comprovadamente titular de sua guarda ou tutela;
* Ascendente ou colateral com mais de 21 anos até o terceiro grau de parentesco devidamente documentados;
* Pessoa com mais de 21 anos, portadora de autorização dos pais ou responsáveis.
- De 12 a 18 anos: desacompanhados podem viajar mediante a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Viagem Internacional :
- É necessário o passaporte com validade mínima de 6 meses, exceto para os países limítrofes do Brasil apresentando somente carteira de identidade em bom estado de conservação ( inclusive para menores de idade ).
- Países Limítrofes : Argentina, Uruguai, Paraguai, além do Chile(não faz fronteira).
Passaporte
- Formulário próprio assinado ( vendido nas livrarias );
- Original da carteira de identidade para maiores de 18 anos e original da certidão de nascimento para menores;
- Original do título de eleitor, com comprovante das duas últimas eleições e comprovante de residência;
- Original da quitação Militar;
- Taxa : paga no banco – consultar;
- Esclarecer número do CIC;
- 2 fotos 5X7 datadas;
- Autorização do pai e da mãe para os menores de 21 anos, feita no próprio formulário.
- O formulário deverá ser preenchido a máquina e entregue na Polícia Federal.
- Alguns países exigem visto para entrada em seu território.
- Consulte-nos para maiores informações.
- Menores de 18 anos, quando desacompanhados, devem apresentar autorização judicial, que é dispensável quando o passageiro está desacompanhado de um dos pais com autorização do outro e passaporte.
- O seu passaporte deve estar sempre bem guardado. Tire uma cópia e guarde.
Intercâmbio
A melhor forma de fazer amigos e aprender se divertindo.
Aqui vão algumas dicas para você escolher o melhor intercâmbio :
1. Pergunte, pergunte e pergunte, não tenha vergonha de fazer as questões mais absurdas e anote tudo. Só se decida por algum dos intercâmbios quando você puder dar uma palestra de cinco horas sobre o assunto.
2. Converse com todo mundo que você conheça que já fez intercâmbio ou que tenha mandado os filhos. E peça também alguns nomes nas empresas que você visitar.
3. Saiba que o próprio jovem tem de dar entrada, ainda no exterior, na papelada para não perder o ano escolar. A empresa precisa dar orientação nesse sentido.
4. Verifique que tipo de informação sobre a família estrangeira você terá, antes da viagem. Algumas empresas só fornecem o endereço, em outras você terá acesso a uma ficha com fotos e hábitos. Assim você saberá, com mais segurança, o que seu filho vai encontrar.
O intercâmbio atua em vários países como: EUA, Alemanha, França, Austrália, Suíça, Inglaterra, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, etc.
A duração do programa varia de 1 a 2 semestres, geralmente são apoiados pelos representantes locais e alguns dispõe do Tool Free ( ligação gratuita ). As inscrições podem ser feitas de Janeiro a Setembro, os preços variam.
Qualquer estudante que esteja cursando o primário, ginásio, colegial, cursos pré- vestibulares, faculdade, etc., poderá obter a Carteira Mundial de Estudante, que permite uma economia em vários itens, como: transportes, refeições, teatros, cinemas, atrações culturais, etc.
Enfim, o estudante tem várias facilidades para poder ingressar no intercâmbio.